quarta-feira, 30 de setembro de 2009

METABOLISMO E CONTROLE DO PESO CORPORAL

Por que muitas pessoas quando não conseguem emagrecer acusam o metabolismo como o grande vilão da história? Existem diferenças entre as pessoas e algumas delas queimam calorias em ritmo mais rápido que outras. Para melhor compreensão deve-se entender o que é metabolismo e aprender como acelerá-lo para queimar mais calorias e manter a vida mais saudável.

O QUE É METABOLISMO?

Metabolismo é uma série de transformações que os nutrientes e substâncias químicas sofrem no nosso corpo. O metabolismo dá-se através da incorporação de substâncias - anabolismo e do gasto de energia - catabolismo. Durante o dia o corpo gasta energia para funcionar sendo uma parte (60% a 70% ) utilizada para manter as funções vitais como respirar, bater o coração, manter temperatura corporal, etc. denominado metabolismo basal; e outra parte (10% a 12%) usada para processar os alimentos ingeridos - gasto termogênico dos alimentos.

Alguns fatores influenciam o metabolismo como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura, ambiente, DIETA e PRÁTICA DE EXERCÍCIOS.

Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente e os outros 20% dependem de outros fatores. Não podemos mudar a genética, mas podemos acelerar nosso metabolismo, como segue:

1. Musculatura – Quanto mais músculos mais rápido e maior será o gasto calórico, independente do nível de atividade, idade, etc. Os músculos trabalham o dia inteiro queimando calorias.

2. Alimentação – Deve-se evitar o açúcar, a farinha de trigo branca e refinada, e os alimentos gordurosos. O açúcar e a farinha de trigo são digeridos muito rápido, enganando o cérebro e conseqüentemente sinalizando em pouco tempo a fome. Os alimentos gordurosos devem ser controlados mas não reduzidos completamente já que a deficiência deles pode diminuir a produção de alguns hormônios, diminuindo o metabolismo. Dar preferência as gorduras vegetais como nozes, castanhas, granola, girassol, azeite de oliva e outros.

3. Tempo entre refeições – Não deve ficar comendo de hora em hora, mas dar um tempo entre uma refeição e outra, isso deixa o metabolismo mais lento, ele diminui para poupar energia. Pular refeições, ficando muito tempo sem comer faz o corpo consumir seu próprio tecido muscular (catabolismo).

4. Atividade física – Exercício físico acelera o metabolismo. O exercício regular transforma glicose e gordura em energia, sem precisar produzir insulina, que ajuda a engordar. A atividade física deve ser regular para uma ação metabólica contínua auxiliada por uma alimentação adequada ao gasto calórico.

5. Água -O corpo precisa de áqua para funcionar: transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Beba de 8 a 10 copos por dia.

6. Sexo – O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino. Homens tem mais massa muscular e menos gordura que as mulheres. É importante que mulheres não deixem de praticar atividades físicas para ajudar a desenvolver a massa muscular.

7. Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento; as pessoas tornam-se mais sedentárias, o que ocasiona uma perda gradual de massa muscular. É importante ter um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8. Temperatura – Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

Você estando mais informado a respeito do metabolismo, consulte um nutricionista para melhorar seus hábitos alimentares e um profissional da área de Educação Física para melhor adequar os exercícios físicos a sua rotina de vida, favorecendo a incorporação ou manutenção da boa forma.

Um comentário: