terça-feira, 10 de novembro de 2009

FAST FOOD












Fast-food é um termo em inglês, que significa "comida rápida".É o nome genérico dado ao consumo de refeições que podem ser preparadas e servidas num intervalo muito curto de tempo. Estes alimentos podem ser comercializados como sanduíches, pizzas, salgados, massas diversas ... e geralmente são vendidos em lojas pertencentes às grandes redes de alimentação.

Devido à rapidez neste serviço, o "fast food" acaba por substituir alimentos como o arroz, feijão, carnes, legumes e verduras. Porém, é importante lembrar que estes alimentos apresentam MUITAS calorias, sódio DEMAIS, gorduras EM EXCESSO e nutrientes importantes INSUFICIENTES para o bom funcionamento do nosso corpo.

Tipo de gordura geralmente encontrada nos ALIMENTOS FAST FOOD

.Gordura saturada
Presente principalmente em produtos de origem animal: carne, leite, ovos, queijo e manteiga. Se consumida em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

.Gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada
Ela está presente, por exemplo, na composição dos biscoitos, batata frita, sorvete, chocolate, pipoca de microondas, salgadinhos, pratos congelados, massa folhada, alimentos de fast food em geral.

A gordura trans foi um produto artificial criado para melhorar a consistência dos alimentos além de torná-lo mais barato. Porém, sabe-se que o consumo de produtos com esse tipo de gordura está associado a várias doenças cardiovasculares, ao ganho de peso e ao acúmulo de gordura abdominal.

É importante mencionar que não há ingestão recomendada de gordura trans. Todos os rótulos devem apresentar o quanto de gordura trans apresenta o alimento.

Por que evitar o fast food?

1. Alimentos ricos em gordura - Geralmente os ingredientes e os acompanhamentos dos lanches deste tipo de alimentação são muito calóricos, ricos em gorduras e colesterol. O consumo destes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue e contribuir para o surgimento de doenças do coração, entre outras.

2. Poucas fibras - Você encontra pouca quantidade de fibras, o que pode prejudicar o funcionamento intestinal, causando constipação intestinal. Além disso, o organismo deixa de ter os benefícios que uma alimentação rica em fibras pode proporcionar, como a promoção de proteção ao intestino contra o câncer e a eliminação do excesso de glicose e colesterol, evitando assim o diabetes e os níveis altos de colesterol no sangue.

3. Muito sal- Há grande quantidade de sódio nesses alimentos. O excesso de sódio não é nada saudável, pois o sódio em excesso pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins.

4. Presença de gordura trans-Você sabia que um pacotinho de batata frita destes lanches rápidos pode ter 4,2g de gordura trans? Para você ter uma idéia a recomendação para esse tipo de gordura é que não ultrapasse o consumo de 2,0 gramas por dia. A gordura trans em grandes quantidades diminui o colesterol "bom" (HDL) e aumenta o colesterol "ruim" (LDL), o que pode provocar o entupimento de artérias, causar infarto e outros problemas de saúde.

5.Mastigação prejudicada -Além dos prejuízos ligados à alimentação, não podemos esquecer que muitas vezes você come estes lanches trabalhando, dirigindo ou quando está com pressa e acaba engolindo a comida, ou seja, a mastigação fica prejudicada e isso influi diretamente na digestão dos nutrientes que são importantes para uma vida saudável.

6. Alimentos muito calóricos- Contribui para a obesidade, já que um lanche ou um pedaço de pizza podem fornecer em torno de 400 a 500 kcal. Em certos sanduíches é possível ter cerca de 800 kcal! Além disso muitos locais de alimentação criam pacotes onde o consumidor compra sanduíche, batata-frita, refrigerante e sorvete que a soma disso tudo dá um total de calorias que muitas vezes fornece a quantidade necessária a ser ingerida num dia todo. Por isso, muito cuidado!

7. Possuem grande quantidade de aditivos - Os aditivos são substâncias adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado geral ou qualquer ação exigida para fornecer tecnologia adequada a fabricação de um alimento. São responsáveis por alergias, principalmente em crianças.

Será que vale a pena gastar dinheiro com este tipo de refeição?

Todos esses alimentos são demasiadamente calóricos, ricos em gordura e em sódio, o que irá trazer malefícios a nossa saúde. Isso, sem falar nos refrigerantes, sorvetes e sobremesas riquíssimas em açúcares refinados. O excesso de gordura e açúcares na alimentação podem contribuir para o desenvolvimento de obesidade, dislipidemias, constipação, diabetes, doenças do coração, câncer, problemas gástricos, intestinais, respiratórios, artrite e hipertensão.

O uso de alimentos Fast Food no dia a dia se torna uma opção prática, mas acaba por prejudicar a nossa saúde. E ...não devemos esquecer que:

É a sua saúde e a da sua família que está em jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário