quarta-feira, 30 de setembro de 2009

METABOLISMO E CONTROLE DO PESO CORPORAL

Por que muitas pessoas quando não conseguem emagrecer acusam o metabolismo como o grande vilão da história? Existem diferenças entre as pessoas e algumas delas queimam calorias em ritmo mais rápido que outras. Para melhor compreensão deve-se entender o que é metabolismo e aprender como acelerá-lo para queimar mais calorias e manter a vida mais saudável.

O QUE É METABOLISMO?

Metabolismo é uma série de transformações que os nutrientes e substâncias químicas sofrem no nosso corpo. O metabolismo dá-se através da incorporação de substâncias - anabolismo e do gasto de energia - catabolismo. Durante o dia o corpo gasta energia para funcionar sendo uma parte (60% a 70% ) utilizada para manter as funções vitais como respirar, bater o coração, manter temperatura corporal, etc. denominado metabolismo basal; e outra parte (10% a 12%) usada para processar os alimentos ingeridos - gasto termogênico dos alimentos.

Alguns fatores influenciam o metabolismo como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura, ambiente, DIETA e PRÁTICA DE EXERCÍCIOS.

Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente e os outros 20% dependem de outros fatores. Não podemos mudar a genética, mas podemos acelerar nosso metabolismo, como segue:

1. Musculatura – Quanto mais músculos mais rápido e maior será o gasto calórico, independente do nível de atividade, idade, etc. Os músculos trabalham o dia inteiro queimando calorias.

2. Alimentação – Deve-se evitar o açúcar, a farinha de trigo branca e refinada, e os alimentos gordurosos. O açúcar e a farinha de trigo são digeridos muito rápido, enganando o cérebro e conseqüentemente sinalizando em pouco tempo a fome. Os alimentos gordurosos devem ser controlados mas não reduzidos completamente já que a deficiência deles pode diminuir a produção de alguns hormônios, diminuindo o metabolismo. Dar preferência as gorduras vegetais como nozes, castanhas, granola, girassol, azeite de oliva e outros.

3. Tempo entre refeições – Não deve ficar comendo de hora em hora, mas dar um tempo entre uma refeição e outra, isso deixa o metabolismo mais lento, ele diminui para poupar energia. Pular refeições, ficando muito tempo sem comer faz o corpo consumir seu próprio tecido muscular (catabolismo).

4. Atividade física – Exercício físico acelera o metabolismo. O exercício regular transforma glicose e gordura em energia, sem precisar produzir insulina, que ajuda a engordar. A atividade física deve ser regular para uma ação metabólica contínua auxiliada por uma alimentação adequada ao gasto calórico.

5. Água -O corpo precisa de áqua para funcionar: transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Beba de 8 a 10 copos por dia.

6. Sexo – O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino. Homens tem mais massa muscular e menos gordura que as mulheres. É importante que mulheres não deixem de praticar atividades físicas para ajudar a desenvolver a massa muscular.

7. Idade – A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento; as pessoas tornam-se mais sedentárias, o que ocasiona uma perda gradual de massa muscular. É importante ter um controle alimentar e prática regular de atividade física.

8. Temperatura – Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

Você estando mais informado a respeito do metabolismo, consulte um nutricionista para melhorar seus hábitos alimentares e um profissional da área de Educação Física para melhor adequar os exercícios físicos a sua rotina de vida, favorecendo a incorporação ou manutenção da boa forma.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

A vida é nutrida pelos alimentos que fornecem energia e materiais essenciais para o crescimento e sobrevivência do ser humano. Para se viver bem, sem problemas de saúde, a alimentação deve ser completa e equilibrada contendo todos os nutrientes necessários ao corpo humano e na quantidade adequada.

Sabendo como utilizar os alimentos, respeitando a individualidade de cada pessoa, podemos manter uma boa saúde.

A alimentação balanceada auxiliada pela prática de atividade física orientada por profissionais consegue alcançar e manter a saúde física, equilibrar a quantidade de calorias ingeridas e as gastas pelas atividades físicas e diárias, evitando-se o acúmulo de gordura pode ocorrer no corpo humano.

Na elaboração de uma alimentação equilibrada devemos considerar as atividades diárias, necessidades orgânicas individuais, dados laboratoriais e físicos, refeições variadas e saborosas. A Reeducação Alimentar ensina a pessoa a “comer bem”, utilizando todos os grupos de alimentos, na quantidade adequada, auxiliando na manutenção da boa saúde com mudanças de estilo de vida de forma duradoura

Pirâmide Alimentar

É um exemplo de como se fazer uma alimentação equilibrada através dos grupos de alimentos:

Os grupos de alimentos se distribuem nas camadas da pirâmide, servindo como uma guia para as pessoas.

1. A base da pirâmide representa o grupo dos carboidratos complexos e os alimentos energéticos.

2. A segunda camada é representada pelas frutas, verduras e legumes.

3. A terceira camada está dividida em dois grupos de alimentos: leite e derivados, e as carnes, ovos, leguminosas e nozes.

4. No topo da pirâmide, encontra-se o grupo dos óleos, gorduras e açúcares. O consumo deste grupo deve ser moderado.


Fonte: S. T. Philipp et al, 1996

Ilustração: Graziela Mantoanelle

Dados de porções: Software "Virtual Nutri"


Grupos de Alimentos

Dentro dos grupos de alimentos, encontramos os nutrientes necessários à manutenção saudável do organismo. Estes nutrientes estão relacionados a funções específicas no nosso corpo.

PROTEÍNAS: São responsáveis pela construção e conservação do organismo, como os “tijolos de uma casa”. Formam nossa estrutura plástica como pele, cabelo, músculo, pêlos e etc. São encontrados principalmente nas carnes, feijões, ovos, leite e derivados.

HIDRATOS DE CARBONO: Fornece energia para o corpo para que possamos fazer nossas atividades diárias, como trabalhar, brincar, correr. São os açúcares e amidos em geral, encontrados nos pães, bolos, massas, açúcares, farinhas, inhame, batata, mandioca, etc.

GORDURAS: Alimentos de alto teor calórico. Seu consumo excessivo favorece o ganho de peso. Também fornecem energia, ajudam a preservar a temperatura do corpo, conferem melhor sabor às preparações e transportam algumas vitaminas. Podem ser de origem vegetal e animal. São os óleos, manteiga, margarina, banha, gordura hidrogenada,etc.

VITAMINAS E SAIS MINERAIS: Ajudam o bom funcionamento do organismo. Algumas ajudam a prevenir certos tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Suas fontes são as frutas, legumes e verduras.

ÁGUA: Hidrata e transporta os nutrientes no organismo. Líquidos em geral como sucos, chás e etc também contam.

FIBRAS: Auxiliam o bom funcionamento intestinal e influenciam na absorção das gorduras e açúcares que comemos, ou seja, auxiliam no controle do peso, da glicemia e prevenção de doenças cardiovasculares. São encontradas nas frutas, verduras, legumes, leguminosas (grãos), e nos cereais.

Não existem alimentos que contenham todos os nutrientes, portanto, precisamos comer alimentos de todos os grupos, de forma equilibrada.

Procure um profissional nutricionista para lhe ajudar a ter uma alimentação saudável e melhorar a sua qualidade de vida. Cuide-se a qualquer hora!


Nutricionista Ana Maria Lourenço, atendendo:

Tijuca: rua Haddock Lobo, 369/205. Tel. (21) 2569-4688

Niterói: Av. Roberto Silveira, 488/601- Icaraí. Tel. (21) 2611-0684

Itaboraí: Av. Dr. Pereira dos Santos, 359/106 - Tel. (21) 2635-1385